domingo, 10 de junho de 2012

Testagens ...





Ao longo dos trimestres vamos realizando testagens que nada mais são do que palavras ditadas e frases para analisarmos e acompanharmos o desenvolvimento de cada aluno em relação ao processo de escrita e leitura. Assim que o aluno escreve a sua hipótese sobre a escrita, é pedido ao mesmo que leia a mesma e acompanhe com o dedo; nos dando assim com clareza a ideia que estão fazendo do processo de aquisição da escrita. Geralmente as palavras ditadas seguem uma ordem: monossílabas, dissílabas, trissílabas e uma frase; todas pertencentes a mesma temática; ao mesmo assunto.

                     
Resultado das testagens desenvolvidas ao longo do trimestre:

1-     Hipótese pré silábica

Neste momento a criança não relaciona o que escreve com o aspecto sonoro da fala. O que ela registra são as características dos objetos ou dos seres. Assim, um objeto grande terá maior quantidade de símbolos do que um pequeno. A leitura do que escreve é instável (significados diferentes podem ser atribuídos em momentos diferentes); e global (percebe a palavra como um todo, sem notar as unidades sonoras).
                 


2-    Hipótese silábica

Um avanço conceitual é dado: a tentativa de fazer corresponder o som da fala ao registro gráfico. Como o som percebido oralmente é o da sílaba, é essa que passa a ser registrada. Ou seja, a criança faz corresponder cada símbolo gráfico a uma sílaba falada, mesmo que não utilize as letras com seus valores sonoros convencionais.
                


3-    Hipótese silábico alfabética

Este é um momento de transição entre a hipótese anterior e a que vem a seguir. A hipótese silábica continua a existir, mas a ela é agregado um registro parcialmente alfabético, com ou sem valores sonoros convencionais das letras.
                  



4-    Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que devem ser registradas na escrita.
                  


5-    Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que devem ser registradas na escrita.

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