Ao longo dos trimestres vamos realizando testagens que nada mais são do que palavras ditadas e frases para analisarmos e acompanharmos o desenvolvimento de cada aluno em relação ao processo de escrita e leitura. Assim que o aluno escreve a sua hipótese sobre a escrita, é pedido ao mesmo que leia a mesma e acompanhe com o dedo; nos dando assim com clareza a ideia que estão fazendo do processo de aquisição da escrita. Geralmente as palavras ditadas seguem uma ordem: monossílabas, dissílabas, trissílabas e uma frase; todas pertencentes a mesma temática; ao mesmo assunto.
Resultado das testagens desenvolvidas ao
longo do trimestre:
1- Hipótese pré silábica
Neste momento a criança não
relaciona o que escreve com o aspecto sonoro da fala. O que ela registra são as
características dos objetos ou dos seres. Assim, um objeto grande terá maior
quantidade de símbolos do que um pequeno. A leitura do que escreve é instável
(significados diferentes podem ser atribuídos em momentos diferentes); e global
(percebe a palavra como um todo, sem notar as unidades sonoras).
2- Hipótese silábica
Um avanço conceitual é dado: a tentativa
de fazer corresponder o som da fala ao registro gráfico. Como o som percebido
oralmente é o da sílaba, é essa que passa a ser registrada. Ou seja, a criança
faz corresponder cada símbolo gráfico a uma sílaba falada, mesmo que não
utilize as letras com seus valores sonoros convencionais.
3- Hipótese silábico alfabética
Este é um momento de transição
entre a hipótese anterior e a que vem a seguir. A hipótese silábica continua a
existir, mas a ela é agregado um registro parcialmente alfabético, com ou sem
valores sonoros convencionais das letras.
4- Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe
que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que
devem ser registradas na escrita.
5- Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe
que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que
devem ser registradas na escrita.
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