Esta semana continuaremos trabalhando com a temática do dia das mães, com o livro do Macaco Danado e com a música que cantaremos no dia da apresentação. Todos os dias haverá ensaio para que possamos ter uma apresentação de qualidade e linda!!!
Dia 7 de maio de 2012
Hoje é segunda feira dia da fruta!
* Oração
*Música
* Música do pirulito:
Mamãe eu quero dar um grito
Não dá um grito que eu te dou um pirulito
Mamãe o que é pirulito?
É uma bala espetada num palito
Mamãe o que é palito?
É o pauzinho que segura o pirulito
Mamãe o que é pirulito?
Meu filho acho melhor tu dar um grito ahhhhhhh!
* Trabalharemos com a letra N e sua família silábica
* Exercícios de fixação e ortografia em relação a letra N e a família silábica. Recorte e colagem de palavras da revista que inciem com esta letra.
Dia 10 de maio de 2012
Hoje é quinta feira dia do brinquedo
* Oração
* Músicas da semana
* Atividades escritas no caderno sobre a mamãe!
* Cada aluno escreveu uma frase sobre sua mãe e leu a mesma para os colegas, com ou sem ajuda da professora.
* Revisão das famílias silábicas trabalhadas até agora e dos numerais; tanto a escrita quanto a sequência numérica.
Dia 11 de maio de 2012
Hoje é sexta feira dia da Educação Física
* Oração
* Músicas da semana
* Conversa sobre a apresentação de amanhã, organização e combinações finais necessárias.
* construção de um texto coletivo com a turma partindo de uma sequência de desenhos.
Dia 12 de maio de 2012
Hoje é sábado e será a nossa apresentação para o dia das mães!
Este Blog é destinado ás publicações de projetos realizados com as minhas duas turmas de segundo ano 212 e 224 na Escola Estadual de Educação Básica Professor Gentil Viegas Cardoso. Aqui pretendo publicar nossa rotina e a alegria de estudar e aprender brincando embarque conosco nessa viagem!
domingo, 10 de junho de 2012
Décima semana (De 02 a 04 de maio)
Nesta semana iniciaremos apenas na quarta feira, pois haverá feriado devido ao dia do trabalhador.
Dia 2 de maio de 2012
Hoje é quarta feira- dia do jogo
* Oração
* Conversa sobre a profissão dos pais e registro no quadro das mais mencionadas. Escolha dos ferramentas e objetos utilizados em cada uma destas profissões narradas.
* Construção de frases;
*Separação silábica;
* Operações de adição
Dia 3 de maio de 2012
Hoje é quinta feira- dia do brinquedo
*Oração
*História da semana: Macaco Danado
* Música da semana
Mamãe me plantou
mamãe me regou
me fez crescer
Mamãe é uma flor
mamãe é um amor
é meu viver
Quem sabe um dia
o mundo tivesse
uma mãe assim
Pra poder cuidar
de todas as crianças
como cuida de mim!
* Trabalhamos com a letra M e a família silábica do mesmo. Depois realizamos desenhos das palavras trabalhadas.
* Pintaram e recortaram um rosto de macaco, colaram no caderno e escreveram embaixo do mesmo com letras de revistas a palavra MACACO
* Realização de operações de adição
* Iniciaremos o calendário de maio
Dia 4 de maio de 2012
Hoje é sexta feira- dia da Educação Física
* Oração
* Música da semana
*Trabalho com os meses do ano e suas características, conversa informal com os alunos sobre o mês que cada um nasceu, no quadro listaremos os alunos de acordo com o mês de seu nascimento.
* Numerais ordinais. Registro no caderno e exercícios de fixação em folha mimeografada.
* Na aula de hoje aprendemos a declamar um versinho para o dia das mães:
Com M se escreve Mão
E agora vê que engraçado
Na palma da tua mão
Tem um M desenhado
* Atividades com frases para completar a palavra que estava faltando e desenho das mesmas.
Dia 2 de maio de 2012
Hoje é quarta feira- dia do jogo
* Oração
* Conversa sobre a profissão dos pais e registro no quadro das mais mencionadas. Escolha dos ferramentas e objetos utilizados em cada uma destas profissões narradas.
* Construção de frases;
*Separação silábica;
* Operações de adição
Dia 3 de maio de 2012
Hoje é quinta feira- dia do brinquedo
*Oração
*História da semana: Macaco Danado
* Música da semana
Mamãe me plantou
mamãe me regou
me fez crescer
Mamãe é uma flor
mamãe é um amor
é meu viver
Quem sabe um dia
o mundo tivesse
uma mãe assim
Pra poder cuidar
de todas as crianças
como cuida de mim!
* Trabalhamos com a letra M e a família silábica do mesmo. Depois realizamos desenhos das palavras trabalhadas.
* Pintaram e recortaram um rosto de macaco, colaram no caderno e escreveram embaixo do mesmo com letras de revistas a palavra MACACO
* Realização de operações de adição
* Iniciaremos o calendário de maio
Dia 4 de maio de 2012
Hoje é sexta feira- dia da Educação Física
* Oração
* Música da semana
*Trabalho com os meses do ano e suas características, conversa informal com os alunos sobre o mês que cada um nasceu, no quadro listaremos os alunos de acordo com o mês de seu nascimento.
* Numerais ordinais. Registro no caderno e exercícios de fixação em folha mimeografada.
* Na aula de hoje aprendemos a declamar um versinho para o dia das mães:
Com M se escreve Mão
E agora vê que engraçado
Na palma da tua mão
Tem um M desenhado
* Atividades com frases para completar a palavra que estava faltando e desenho das mesmas.
Testagens ...
Ao longo dos trimestres vamos realizando testagens que nada mais são do que palavras ditadas e frases para analisarmos e acompanharmos o desenvolvimento de cada aluno em relação ao processo de escrita e leitura. Assim que o aluno escreve a sua hipótese sobre a escrita, é pedido ao mesmo que leia a mesma e acompanhe com o dedo; nos dando assim com clareza a ideia que estão fazendo do processo de aquisição da escrita. Geralmente as palavras ditadas seguem uma ordem: monossílabas, dissílabas, trissílabas e uma frase; todas pertencentes a mesma temática; ao mesmo assunto.
Resultado das testagens desenvolvidas ao
longo do trimestre:
1- Hipótese pré silábica
Neste momento a criança não
relaciona o que escreve com o aspecto sonoro da fala. O que ela registra são as
características dos objetos ou dos seres. Assim, um objeto grande terá maior
quantidade de símbolos do que um pequeno. A leitura do que escreve é instável
(significados diferentes podem ser atribuídos em momentos diferentes); e global
(percebe a palavra como um todo, sem notar as unidades sonoras).
2- Hipótese silábica
Um avanço conceitual é dado: a tentativa
de fazer corresponder o som da fala ao registro gráfico. Como o som percebido
oralmente é o da sílaba, é essa que passa a ser registrada. Ou seja, a criança
faz corresponder cada símbolo gráfico a uma sílaba falada, mesmo que não
utilize as letras com seus valores sonoros convencionais.
3- Hipótese silábico alfabética
Este é um momento de transição
entre a hipótese anterior e a que vem a seguir. A hipótese silábica continua a
existir, mas a ela é agregado um registro parcialmente alfabético, com ou sem
valores sonoros convencionais das letras.
4- Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe
que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que
devem ser registradas na escrita.
5- Hipótese alfabética
Quando chega a esta etapa a criança já sabe
que existem unidades sonoras menores que as sílabas (letras) e que são elas que
devem ser registradas na escrita.
Décima quinta semana (De 04 á 06 de junho)
Décima quinta semana (maio)
Dia 4 de junho de 2012
- Oração
- Música. Continuaremos com a música do pintinho amarelinho esta semana. Esta será entregue em folha mimeografada com sílabas em branco para que os alunos completem com as sílabas que estão faltando.
- Dia da fruta! Escrita no quadro das frutas trazidas e separação silábica das mesmas.
- Trabalharemos com a dificuldade QU e sua família silábica. Para isso realizaremos exercícios de ortografia.
- Leitura e atividades de interpretação do texto do CAQUI
Dia 5 de junho de 2012
- Oração
- Música
- Dia da leitura
- Hoje os alunos soltarão às 15 horas pois haverá reunião dos professores
- Trabalharemos no livro
Dia 6 de junho de 2012
- Oração
- Música
- Trabalharemos com a letra R e sua família silábica através da parlenda O rato roeu a roupa do rei de Roma... Depois realizaremos atividades de interpretação da mesma, assim como atividades de ortografia envolvendo os sons do R em atividades no caderno e em folha mimeografada.
Décima quarta semana ( De 28 de maio a 1 de junho)
Décima quarta semana (maio)
Dia 28 de amio de 2012
- Segunda feira dia da fruta. Apresentação da fruta trazida
- Oração
- Música da semana:
Meu pintinho amarelinho
Meu pintinho amarelinho
Cabe aqui na minha mão
Na minha mão
Quando quer comer bichinhos
Com seus pezinhos
Ele cisca o chão
Ele bate as asas ele faz piu piu
mas tem muito medo é do gavião
- Esta música será entregue em folha mimeografada juntamente com interpretação desta.
- Leitura da história ABela e a Fera. Após atividade em folhas xerocadas com atividades envolvendo a temática do filme e da história apresentadas anteriormente. Montagem de quebra cabeça e escrita e reconhecimento dos personagens e seus nomes.
- Trabalho com os numerais até 49 envolvendo seqüência numérica, escrita e valor posicional.
Dia 29 de maio de 2012
- oração
- música
- Hoje é o dia da leitura
- Iniciaremos o trabalho com animais, habitat, locomoção e alimentação. Realizaremos atividades em que tenham que evidenciar animais que tenham pelo, penas, escamas, ou placas duras cobrindo seus corpos. Na seqüência também trabalharemos sobre os animais que saltam, os que voam, andam rastejam ou nadam. Aproveitaremos e conversaremos sobre cada animal que tem em casa. Falaremos sobre os animais de estimação e os cuidados que tem que ter com cada espécie.
- Contarei a história da chácara do Chico Bolacha e destacaremos os animais que podem viver numa chácara. Como a história será entregue em folha mimeografada, acompanharão a mesma completando as palavras com CH. No final pintarão o Chico Bolacha.
- No caderno registraremos as palavras com CH e realizaremos exercícios de ortografia referentes á esta dificuldade.
- Faremos mais duas folhas do projeto A Bela e a Fera onde terão que desvendar uma carta enigmática e na outra um ditado de personagens e objetos da história..
Dias 29/05 a tarde, 30 e 31 de maio não teve aula para os
alunos pois a professora estava com conjuntivite.
Dia 01 de junho de 2012
- oração
- Música
- Começo do calendário do mês de junho
- Autoditado com ´palavras da letra S
- Correção das atividades que estavam pendentes da semana devido a minha ausência.
- Educação Física
Décima terceira semana (De 21 a 25 de maio)
Décima terceira semana (maio)
Nesta semana nos dedicaremos a conclusão do Portfólio que
será entregue no dia das avaliações 26/05.
A música da semana será:
O pato
Lá vem o pato
Pato aqui pato acolá
Lá vem o pato para ver o que é que há
O pato pateta pintou o caneco
Surrou a galinha bateu no marreco
Pulou do puleiro no pé do cavalo
Levou um coice
Criou um galo
Comeu um pedaço de genipapo
Ficou engasgado com dor no papo
Caiu no poço quebrou a tigela
Tantas fez o moço
Que foi pra panela!
Dia 21 de maio de 2012
Segunda feira dia da fruta!
* Conversa sobre a fruta que cada aluno trouxe, apresentação
de um folder sobre as frutas da época para os alunos verem se percebem ali
alguma das frutas que trouxeram neste dia.
Após, registro no quadro dos nomes das frutas trazidas e
desenho das mesmas.
- Trabalharemos com a letra P e sua família silábica utilizando-se da música realizaremos exercícios de ortografia e também histórias matemáticas utilizando material concreto.
Dia 22 de maio de 2012
Terça feira dia da leitura!
- Oração
- Música
- Momento para leitura
Neste dia o momento da leitura
será diferente; após cada aluno escolher um livro, trocará com o colega que
senta ao lado. Faremos a leitura no quiosque da escola!
- Exercícios de ortografia com na família silábica da letra P( continuação da aula anterior).
- Operações de adição utilizando tampinhas
- Lógicas matemáticas
Dia 24 de maio de 2012
Hoje é quinta feira dia do brinquedo!
* Oração
* música da semana
* Nesta aula daremos início ao trabalho com os numerais que
vão do 40 ao 49. Para isso utilizaremos o material dourado e os palitos de
picolé. Após, registraremos no caderno e realizaremos exercícios de fixação.
Também faremos exercícios de reconhecimento do nome dos numerais.
Dia 25 de maio de 2012
- Oração
- Música
- A professora sentará com os alunos na rodinha e mostrará para eles o Portfólio que será entregue no próximo dia para os pais. Também fará a leitura do que será dito e explicará o que tem que melhorar, assim como o que já esta excelente.
- Filme
Assistimos ao filme: A Bela e a
Fera
- Quando retornamos do filme começamos a trabalhar com folhas que farão parte deste projeto A Bela e a Fera. A primeira folha foi a capa onde os alunos deveriam pintar com lápis de cor ou giz de cera e depois será feito neste uma técnica com colo branca para plastificá-lo.
- Os alunos que concluírem este trabalho realizarão atividades de ortografia em relação a família silábica P e exercícios de subtração.
Dia 26 de maio de 2012
- Entrega das avaliações na sala de vídeo para uma melhor recepção para os pais, uma vez que o espaço disponível na sala de aula não é suficiente.
- Reunião para apresentação do que foi realizado até agora e para realizar algumas combinações necessárias ao bom andamento do trabalho.
- Entrega do Portfólio para os pais e momento aberto para o diálogo, questionamentos e sugestões.
Décima segunda semana ( de 14 a 18 de maio)
Décima segunda semana (maio)
Nesta semana não teremos aula regularmente, seguiremos um
calendário para a realização das provas e os alunos estarão divididos em três
grupos para que possam ser avaliados da melhor forma possível e ouvidos no seu
teste de leitura.
Também realizaremos nesta semana o conselho de classe das
turmas e neste dia não haverá aula. Será uma semana diferente, com poucos dias
de aula, mas necessária para o bom rendimento do trabalho.
No dia 14/05 será realizado o conselho de classe da turma
212
No dia 15/05 será realizado o conselho de classe da turma
224
No dia 18/05 único dia com aula praticamente esta semana,
trabalharemos com a história do Macaco Danado, onde conversaremos sobre a mesma
e realizaremos atividades alusivas ao assunto. Confeccionaremos um móbile de
macaco para levarem para casa e pendurarem.
Em matemática trabalharemos com as figuras geométricas
planas
Quadrado
triângulo
círculo retângulo Associaremos os objetos do dia a dia com
as formas trabalhadas. Sairemos pela escola para buscar estas formas e cada
aluno descreverá as que existem em sua casa.
Realizaremos exercícios de escrita numérica até dez e
quantificação.
Como em todas as sextas feiras teremos Educação Física
Assinar:
Postagens (Atom)