terça-feira, 1 de maio de 2012

Nona semana 23/04 a 27/04

Dia 23 de abril de 2012


* Apresentar o filme gato de botas;


* Os alunos soltarão mais cedo devido a reunião pedagógica;


* Realizar a capa do trabalho sobre o filme entregue em folha mimeografada ( bota do gato para ser colorida e colada nela palavras com a letra g).


* Hoje é o dia da fruta:






Dia 24 de abril de 2012


* Oração


*Música da semana 
O jipe do padre fez um furo no pneu
O jipe do padre fez um furo no pneu
colamos com chiclete


* Contar a história O gato de botas para dar continuação ao filme trabalhado na aula anterior;


*Desenhar na folha de ofício a história que vimos ontem no filme;


* Apresentar o elefante de pelúcia que nos acompanhará durante este trimestre e assim ler um capítulo do livro A vida do elefante Basílio.


* Colar o cartaz de Bem vindo dos elefantes Nina e Beto, parentes do elefante Basílio e visitantes das casas dos alunos! Iniciar o Projeto do livro viajante acompanhado dos fantoches com a turma da tarde 224.


* No caderno escrever a música do elefante:
Elefante pesadão
vai batendo os pés no chão
vai fazendo um barulhão bum bum bum


* Após pintar um elefante que será entregue em folha mimeografada e depois montar o nome ELEFANTE com letras de revistas;


* Completar os nomes dos numerais até 30 com as vogais;


* Escrever os números vizinhos, antecessor e sucessor;


*Mandar bilhete solicitando um rolinho de papel higiênico.


* Realizar a folha com o texto e exercícios referentes ao Gato de Botas;






Dia 25 de abril de 2012


* Música da semana
* Oração
*Poesia do gato de Botas
Leitura de mais um capítulo A vida do elefante Basílio da Eva Furnari
* Exercícios no quadro referentes as sílabas AL EL IL OL UL
(Ordenar as palavras de acordo com a sílaba presente nesta, desenho das palavras escritas, completar as palavras com as sílabas que faltam, cruzadinha do gato de botas).




Dia 26 de abril de 2012


*Oração
*Música da semana
Leitura de mais um capítulo A vida do elefante Basílio
* Apresentação de um teatro de fantoches de papel sobre os elefantes;
* Através de palitos de picolé e atiulhos introduzir as dezenas;
* no caderno escrever:
Coisa tão curiosa
causa espanto em tanta gente
por trás tão curto rabinho
* Iniciar a confecção de um elefante de sucata com o rolinho do papel higiênico
*Trabalho com numerais utilizando  a temática do filme gato de botas;
* Exercícios com sílabas LA LE LI LO LU LÃO
*Adição
*Números antecessores




Dia 27 de abril de 2012


* Oração
* Música da semana
* Ler mais um capítulo da história A vida do elefante Basílio


*Texto: O elefante acrobata
Conversa sobre o texto para fazer a compreensão deste
* Quebra cabeça do personagem da história,
* Testagem
* Separação silábica
* continuação da produção de elefantes de sucata
* em folha xerocada atividades de ortografia.
*Numerais ordinais













Oitava semana 16/04 a 20/04

Dia 16 de abril de 2012


*Apresentar as frutas que cada aluno trouxer e formar frases coletivas com as mesmas;


* Cantar e dançar a música da semana:
Caranguejo não é peixe
caranguejo peixe é
caranguejo só é peixe na enchente da maré
Ora palma, palma, palma
Ora pé, pé, pé
Ora palma, palma, palma, caranguejo peixe é


* A música será entregue em folha mimeografada juntamente com atividades destacando as sílabas GUA GUE GUI GUO 


*Faremos um trabalho com cola colorida num caranguejo xerocado e montaremos a palavra CARANGUEJO com letra de revista nesta mesma folha.


* Ir para o pátio e andar como caranguejo, de costas, de lado, na ponta dos pés, e com um pé só.


* Apresentar com o calendário e explicar como funciona o mesmo. Pedir para colorirem os dias que temos aula de verde e os demais de vermelho. Colar este no caderno para marcarmos todos os dias diariamente;


* No caderno registramos a explicação e os dias da semana, e meses do ano.


Dia 17 de abril de 2012


*Oração


*Musica da semana


*História: O outono chega estalando




*Hoje trabalharemos com os meses do ano. Organizaremos os meses de acordo com o calendário e colaremos no caderno. Pintaremos os meses que possuem a letra J.


*Pedir para os alunos falarem palavras que iniciam com a letra J e sua família silábica. Desenhar objetos que iniciam com esta letra e colorir os mesmos.


* Montar um caranguejo de dobraduras


Dia 18 de abril de 2012


* Oração
*Música do dia


* Caixa com livros diversificados para homenagear o dia do livro, mostrar para eles alguns autores e literaturas mais conhecidas e conversar sobre o motivo pelo qual foi criado o dia do livro;


* Trabalho com lápis de cor, giz de cera e canetinha sobre os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo devido ao dia do livro.


* Hoje os alunos soltarão mais cedo devido a reunião pedagógica dos professores com a supervisora.


Dia 19 de abril de 2012


* Oração
*Música do dia
Aunicuniti, auniti
Aunicuniti, auniti


Ai, ai ai ipiai caienix
Ai, ai ai ipiai caienix
au, au auinicuti


* História A origem do fogo seguida de conversa informal sobre a vida dos índios nos dias atuais, onde vivem e qual a diferença entre hoje e quando o Brasil foi descoberto.


* Trabalho de pintura e colagem relativo a data.


*Atividades no quadro e em folha mimeografada destacando as sílabas AN EN IN ON UN;




Dia 20 de abril de 2012


*Oração
* Música da semana e do índio


* Exercícios envolvendo sílabas com AN EN IN ON UN;


* Realização de mais uma página da entrevista com o aluno envolvendo os números que fazem parte de sua vida. Isto será realizado em folha xerocada.


* Trabalhamos com material concreto com os numerais até 30, destacando número, numeral e escrita numérica.


*Os alunos tiveram Educação Física com bolas.


* Folha xerocada trabalhando as letras do alfabeto e desenhos, cruzadinha.

Sétima semana 09/04 a 13/04

Dia 09 de abril de 2012


* Oração
* Conversa informal de como foi a Páscoa na casa de cada aluno. Perguntar se lembraram de agradecer a Deus as coisas boas que temos...


*Entregar aos alunos a lembrança que a professora preparou e comer um delicioso bolo de chocolate:


* Música da semana:
Não atire o pau no gato to to
Pois o gato to to 
É nosso amigo go go
Dona Chica ca ca ensinou, ou ou
Não devemos maltratar os animais miau


* Contar a história: O Coelho Benvindo de Lydia Fonseca, conversar sobre a importância de se ter um nome.


* Cada aluno sugeriu um nome para o coelho sem nome da história;


* Apresentar a fruta que trouxeram e falar sobre a importância das frutas em nossa alimentação;


* Trabalhar com a letra G e sua família silábica; através de exercícios de ordenação de sílabas para descobrir a palavra, desenho da palavra que esta escrita e ditado através de objetos.


Dia 10 de abril de 2012


* Cantar a música da semana;


* Contar a história: As travessuras nos igualam e conversar sobre as diferenças de cada um de nós, os gostos e as semelhanças;


* Fixar a letra G no quadro e cada aluno ir até lá escrever uma palavra com esta, os alunos que se sentirem intimidados poderão apenas dizer a mesma para a professora que escreverá esta no quadro.


* Realizar exercícios envolvendo a letra G, completar as frases com palavras iniciadas com G, completar palavras com a família silábica do G...


* Somar e subtrair através de material concreto(tampinhas de refrigerante) e registrar em folha mimeografada;




Dia 11 de abril de 2012


*Oração
*Cantar a música da semana


* Trabalhar com a letra H;


* Sequência numérica;


* Ficha de entrevista com os alunos e apresentação da mesma para o greande grupo, conversar sobre as semelhanças entre eles;


* Ordenar a história através de gravuras;


* Leitura e compreensão de história sobre os gatos;


Dia 12 de abril de 2012


* Oração
*Música da semana


*História: Atirei um sonho n'água de stella Car/ Conversa sobre a importância da água em nossas vidas e a utilização destas em nosso cotidiano.


* Atividades com as sílabas Gua- Gue- Gui- Guo ( pintar as sílabas mencionadas, Completar com as mesmas, Ligar palavras formando frases)


* Trabalhar com frases e introduzir o ponto final.
* Dia do brinquedo:











Sexta semana 02/04 a 04/04

Dia 2 de abril de 2012


* Oração
* Música da semana


* Cada aluno apresentará a sua fruta e registraremos o nome das mesmas no quadro;


* Contar a história: Uma história sobre ovos de Páscoa; depois, convidar os alunos para confeccionarem seus ovos de Páscoa já previamente comprados pela professora.




* Contar para os alunos um pouco sobre a importância dos ovos na Páscoa, abrir espaço para cada um comentar o que sabe sobre esta data e seus símbolos;


*Através de material concreto introduzir continhas de subtração, após realizar as mesmas em folha mimeografada;


* Trabalhar com as palavras e família silábica da letra F, destacar nestas palavras as vogais, consoantes e o número de letras.


* Confecção de um coelho de sucata




Dia 4 de abril de 2012


Ida ao teatro da AMRIGS para assistir A Páscoa do Ursinho Puff com as duas turmas 212 e 224.





Quinta semana 26/03 a 31/03

Dia 26 de março de 2012


*Pedir para que cada aluno apresente a fruta que trouxe de casa e no quadro registrar o nome destas.


* Explicar o processo de separação silábica através das palmas, observando os fonemas. Utilizar os quadrinhos com sílabas em EVA para visualizarem no quadro e poder move-las;
* Iniciar contando a história: A casa do coelho de Lúcia Reis; isso para introduzir o assunto Páscoa. Apresentar para os alunos um coelho de pelúcia o qual ficará na sala durante esta semana do projeto.


* Depois conversar sobre a moradia de cada aluno e sobre a moradia do coelho.
* Cada aluno em folha de ofício ilustrar a história contada.
* Realizar a folhinha com números e numerais alusivos a data;
* A música da semana será entregue em folha mimeografada


O coelhinho
De olhos vermelhos
De pêlo branquinho
De pulo bem alto, eu sou o coelhinho


sou muito assustado
porém sou guloso
por uma cenoura...
já fico manhoso


Eu pulo pra frente
Eu pulo pra trás
Dou mil cambalhotas
Sou forte demais


Comi uma cenoura com casca e tudo
tão grande ela era... 
fiquei barrigudo!


* Entrega dos bilhetes pedindo R$ 1,00 para comprar os ovos e a caixa de leite;
* realização de duas folhas mimeografadas alusivas ao assunto.


*Fazer a votação com os alunos para escolher o nome do coelho. No caderno  montar o nome dele, escolhido pelos alunos com letras de revistas.


Dia 27 de março de 2012


* Cantar a música da semana
*Oração
*Leitura da história: O coelhinho que não era de Páscoa
Conversa sobre a história, realização de atividade com quadrinhos para colorir e ordenar de acordo com a sequência da história.
* Hoje durante um período os alunos poderão manusear os livros disponíveis no canto da leitura ou os que trouxeram de suas casas.


* Explicar para os alunos que nossa escola fará aniversário no dia 1 de abril, portanto presentearemos a mesma com a confecção de um painel homenageando-a. Para isso realizaremos uma produção em folha de ofício, ilustrando a fachada da nossa escola.
* Trabalhar com a letra C e sua família silábica, percebendo a presença destas letras e sílabas nas palavras da história trabalhada.
* Atividades no caderno para completar corretamente com as sílabas que faltam, descobrir a palavra ordenando as sílabas, formar o nome dos numerais...




Dia 28 de março de2012


* Oração
* Música
* Explicar para os alunos da 212 a presença da estagiária e o trabalho que realizará;
* Operações de adição com material concreto e registro no caderno e em folha de ofício;
* Trabalhar com numerais até 30, sequência numérica, número e numeral;
* Família silábica da letra D, reconhecimento destas sílabas nas palavras.


Dia 29 de março de 2012


* Contação da história da Abelha Chocolateira; depois da contação cada aluno receberá uma folha branca e cola colorida para ilustrar a história.
* Fazer uma comparação entre as histórias que trabalhamos: Uma abelha muito gulosa e a Abelha chocolateira.
* Salientar a necessidade em trabalharmos em equipe e seus benefícios.
* Entrega da folha mimeografada contendo o início (parágrafos), meio e fim da história para que neste pintem de lápis de cor todas as palavras que iniciam com vogais.
* Trabalhar com as sílabas envolvendo ch; pintar nas frases apenas as palavras em que apareçam estas sílabas;
* Início da confecção das carteiras de identidade para serem usadas no ambiente escolar.
* Ensaio para a apresentação com a música da escola.


Dia 30 de março de 2012


* Música da semana
*Oração
* Observação da estagiária
* Lembrar os alunos que na segunda feira realizaremos a pintura dos ovos de Páscoa então devem vir com uma roupa que posso sujar.
* Trabalho com a história: O coelho Cambalhota
Montagem do coelho e quadrinhos para organizar a sequência da história.
* Desenho da escola utilizando várias técnicas de pintura de acordo com a vontade de cada aluno.


Dia 31 de março de 2012


Apresentação na escola pela parte da manhã dos dois turnos em comemoração ao aniversário da escola1
* Música da semana
* Oração
* Observação da estagiária;


Dia 28 de março de 2012